Pular para o conteúdo principal

A encruzilhada dos irmãos Mendonça

Não sei de quem foi a ideia, se de amigos ou inimigos, ventilar a possibilidade de renúncia de mandato por parte do Prefeito Jean Mendonça. As más línguas sugere que ele estaria disposto a trocar os três anos restante de seu mandato como prefeito,  pela arriscada disputa de uma cadeira como deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Rondônia. Tal situação, seria uma forma quase que desesperada de tentar assegurar  a qualquer custo a  cadeira que será deixada pelo irmão Kaká, impedido de concorrer as eleições por estar enquadrado na  Lei da ficha limpa. Verdade ou não, o fato é que a fritura já começou. 
PB-RO - Numa enquete realizada pelo repórter Moacir de Moura na manhã desta quinta feira, colocava para os ouvintes a seguinte indagação: “ o prefeito Jean Mendonça deve renunciar ao mandato de prefeito para disputar um mandato de deputado estadual?”

Meus amigos, eu nem imaginava ouvir tudo que ouvi e nem acreditava que o desgaste do nosso prefeito estaria a esse nível. Uma professora que ligou para o programa, que me pareceu bem centrada e equilibrada fez a seguinte colocação: “ Na minha opinião, acho que ele deveria renunciar e procurar um emprego na usina, num escritório ou em qualquer lugar, pois já provou que politico mesmo, ele não é.” Na opinião da professora, politica não é profissão e ninguém bem intencionado deve pensar em transformar a politica em carreira profissional. Em sua aula de cidadania, a professora ainda lembrou que ninguém deve querer seguir carreira politica por que o pai é politico, o irmão é politico ou alguém da família decidiu que ele deveria ser,  politica é vocação e nosso prefeito já provou que não tem a menor vocação para prefeito, gestor ou administrador de coisa alguma.

Outros mais afoitos sugeriram outras atividades que não vale a pena mencionar. Mas a revolta do povo tem razão de ser. Acho até que o jovem Jean Mendonça, pode até não saber como fazer, mas ele sabe exatamente tudo que precisa ser feito e provou isso nas dezenas de promessas que fez sem pestanejar diante de câmeras e microfones durante a campanha de 2012.

Ele diagnosticou que as Autoescolas de Pimenta Bueno precisam sair das ruas e ir para um lugar apropriado para realização de aulas práticas. É comum ver as ruas interditadas em vários pontos da cidade atrapalhando os moradores e impedindo o direito de ir vir das pessoas. 
Ele identificou ainda que as marginais da BR 364 precisam ser mais bem cuidadas, que o local onde funciona o camelô precisa de melhorias, a começar pela vala do canal central, que cada bairro da cidade precisa ter uma academia da terceira idade, que o centro da terceira idade necessita de construção de muro, de pista de caminhada, piscina de hidroginástica e profissionais da saúde e educação para acompanhar a realização dos exercícios físicos por parte das pessoas da melhor idade, que a saúde publica tem que ser prioridade 1, 2,3, que se faz necessário realizar obras de saneamento básico e asfalto de qualidade, que precisa construir ciclovias e  melhorar a sinalização para diminuir o numero de acidentes, que precisa investir na área de preservação ambiental  próximo a Cairu, transformar o local  em área de lazer e turismo, que a mesma iniciativa deve ser tomada no encontro dos rios, transformando tudo em locais de caminhadas, de visitação pública e ponto turístico, que é preciso criar a clinica da mulher para dar melhor atendimento a esse seguimento no município, que os jovens precisa de um local apropriado para disputa de som, festival de praia e pesca esportiva, que é preciso construir um novo CIRETRAN para atender melhor os donos de veículos que pagam impostos altíssimos e ainda são mal atendidos por falta de um espaço decente. Detectou ainda que é preciso reformar as praças existentes e construir mais praças, calçadas e investir em urbanização para gerar mais qualidade de vida e bem estar social a toda sociedade pimentense.

Ele nem só detectou estas e outras melhorias que necessitam ser realizadas na educação, saúde e geração de emprego, como se comprometeu a realizar tudo isso. Como já se passou um ano e ainda não foi possível se quer iniciar todas as obras prometidas, é possível que nos próximos três anos, nossa cidade se transforme de fato em verdadeiro canteiro de obras. Mas como esperar o cumprimento de todas as promessas feitas enquanto candidato a prefeito,  se de fato o prefeito estiver disposto a pular do barco antes do combinado?

O fato é que os irmãos Mendonça acabam de chegar a uma encruzilhada, e para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho é destino. Que o Deputado Kaká não pode mais se candidatar, pelo menos nestas eleições  é fato. O problema agora é saber se ele conseguirá arrancar algum coelho da cartola para manter a vaga da família na Assembleia Legislativa de Rondônia. O problema é que qualquer um dos caminhos a seguir, o risco é eminente. Como prometer tudo de novo? Um ano seria o suficiente para os eleitores se esquecerem de tudo que foi prometido há um ano? Eles estariam subestimando a inteligência do povo ou tudo isso não passa de puro boato para complicar ainda mais a já complicada gestão do nosso mais jovem prefeito?

Se perguntasse pra mim se ele deveria sair ou ficar, eu diria que deveria sair. Mas se eu fosse ele, eu não sairia, faria tudo para corrigir os rumos da administração e fecharia o mandato com chave de ouro e dando uma banana para quem torceu e jogou contra.


 O problema é que, enquanto isso, as ruas de chão batido  estão intrafegáveis e os buracos das ruas pavimentadas crescendo e se multiplicando da noite para o dia.  Como se percebe, qualquer um dos caminhos que se decida seguir, haverá muitos buracos  e muita desconfiança, principalmente por parte de quem ja deu um primeiro voto de confiança. Será que alguém estaria disposto a se arriscar novamente? Ele estaria disposto?

Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios