Pular para o conteúdo principal

PT realiza reunião no bairro CTG e escuta elogios e reclamações da comunidade

O partido dos trabalhadores por meio de seu Diretório Municipal realizou reunião com filiados e moradores do bairro CTG na ultima quarta feira 19/02/14.  Na pauta vários assuntos de ordem organizacional do partido, nivelamento de informações e debate com a comunidade.

A partir da eleição dos novos diretórios municipais, estaduais e nacional do PT ocorrida em novembro do ano passado, o partido em Pimenta Bueno vem buscando retomar suas origens, voltar as suas bases e se aproximar um pouco mais  da comunidade. Foi pensando nisso que a nova Direção Municipal instituiu o Diretório itinerante. As reuniões ocorrem semanalmente, sempre na casa de um filiado(a) e em bairros diferentes da cidade. Nessas ocasiões são convidadas pessoas da comunidade local e que por alguma razão, nunca participaram de uma reunião partidária. A  dinâmica da reunião permite que as pessoas conheçam melhor o partido e permite ao partido conhecer as demandas daquelas pessoas ou de suas comunidades.

O PT levou para a reunião, um vídeo com o oitavo balanço das obras o PAC 2, um debate sobre a participação do jovem na política e assuntos inerentes as mudanças ocorridas na ultima eleição interna do partido, onde foi introduzida a paridade masculina e feminina nas direções, com 50% das vagas para homens e 50% para mulheres. Os novos diretórios terão ainda 20% de jovens até 29 anos e 20% destinadas a etnias, índios, negros e pardos.

Foi assim que aconteceu na noite da ultima quarta feira na casa da filiada Mara Gomes da Rocha. Em dado momento da reunião foi realizado um dialogo aberto e franco com pessoas da comunidade que relataram suas dificuldades em trafegar pelas ruas alagadas e esburacadas do bairro e fizeram relatos em relação ao posto de saúde, a iluminação pública, a associação de moradores e o saneamento básico.  Os moradores relataram que o Posto de Saúde Maura Ferreira está sem direção e falta equipamentos básicos para atendimento aos pacientes,  cerca de 50% das lâmpadas do bairro estão apagadas, tem várias ruas sem condições de trafegabilidade devido a falta de drenagem e buracos.  Algumas das pessoas que estiveram presentes entendem que boa parte desses problemas pode estar relacionada à falta de uma associação de moradores organizada, atuante e unida para cobrar uma ação mais constante e  efetiva por parte do poder publico.

Mas nem tudo foi reclamação por parte dos presentes, várias pessoas também elogiaram a coleta de lixo, que segundo eles, está funcionando adequadamente e a presença de   policiamento no bairro. A viatura da policia está sempre passando por aqui, afirmou uma moradora e todos disseram se sentir seguros morando naquele bairro. Como se pode observar, a comunidade sabe reconhecer também quando os  serviços são  prestados de forma satisfatória pelo poder publico.  

Postagens mais visitadas deste blog

PIMENTA BUENO: QUEM PAGA MAIS?

Vi a poucos dias o prefeito Araújo falando sobre este assunto. Antes dele, eu ja havia me manifestado no mesmo grupo sobre a disparidade entre o Imposto Territorial Urbano - IPTU e o Imposto Territorial Rural - ITR. Composto basicamente de grandes áreas de fazendas, Pimenta Bueno está entre os municípios de maior extensão territorial do Estado de Rondônia, 6.240.000² , possui baixa densidade demográfica e quilômetros de estradas vicinais. No e ntanto, quem paga o maior valor em imposto territorial são os pobres das periferias urbanas da cidade. Se verificar bem, vamos encontrar terrenos em qualquer bairro distante do centro da cidade, pagando uma taxa de IPTU maior que o ITR de uma grande fazenda de gado. O município possui mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais que em sua maioria, fica sem manutenção durante o ano. Em 2018 a prefeitura arrecadou pouco mais de 339 mil reais com o Imposto Territorial Rural, dinheiro insuficiente para bancar a manutenção das estradas.

Falta de investimento em saneamento básico vira inquerito civil público em Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar a omissão do município de Pimenta Bueno em oferecer serviço de saneamento básico, redes de esgoto e pluviais aos moradores da  cidade . A Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro instaurou o procedimento por ser notório que a falta de redes pluvial e de esgoto no município tem causado transtornos à população, além de ser uma situação que gera risco à saúde pública. A Promotoria solicitou que o prefeito informe, no prazo de 10 dias, sobre a existência do plano de saneamento básico, na forma que estabelece a Legislação. Caso a confecção de tal plano já tenha se iniciado, mas não sido concluída, que seja informado o prazo para tal.

O João saiu e agora?

Estava na fila do banco quando um amigo, não por acaso, avaliava o desempenho da gestão Jean Mendonça. De repente estávamos falando de quem? De João Ligeiro, (até na ultima segunda feira), um dos principais nomes   da equipe do prefeito Jean Mendonça. Foi desse interlocutor   a seguinte observação, “ o João é tão ligeiro que quando você está lhe cumprimentando, ele já está se despedindo”. Parece que ele estava adivinhando, realmente o João Ligeiro estava se despedindo. No inicio desta semana ele deixou a Secretaria Municipal de Planejamento, aonde por algum momento, alguns chegaram a acreditar que ele ditaria o ritmo da Administração. Pra quem tinha pressa, Ligeiro seria uma boa opção, alguém desconfiou que ele poderia fazer tudo e o quanto antes possível. Com a maquina administrativa paralisada e pressão de todos os lados, o mandato terminou para o João antes do tempo previsto. Por que ele saiu? Uns dizem que foi por vontade própria, outros, por pressão dos aliados e ainda tem o