Pular para o conteúdo principal

Falta de energia em Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera precisa ser melhor explicado


Desde as 20 horas da ultima terça feira, 18 de março de 2014, as populações de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia convive com o vai e vem da energia.  A Subestação da Eletrobras em Pimenta Bueno é alimentada por três fontes de energia, Eletroprimavera com capacidade de 18MW, UHE Rondon II, 73,5 MW e Sistema Interligado Nacional  que em Pimenta Bueno conta com uma subestação e disponibilidade de  cerca de 100MW disponíveis em seu barramento.
A interligação entre a Subestação da Eletronorte e a Subestação da  Eletrobras Distribuição Rondônia em Pimenta Bueno foi interrompida entre as 20:00 da  última terça e 20:30 desta quinta feira devido ao rompimento de um cabo  da Linha de Transmissão em tensão 138 kV que interliga as duas subestações . Mas a falta de energia não poderia ter sido evitada?
 Teoricamente, a  falta de conexão com o sistema interligado nacional não deveria ter submetido as populações de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia   à falta de energia e as constantes quedas de sistemas que ocorreram durante quase todo o dia de ontem e hoje. Como já foi dito, a subestação de Pimenta Bueno  é alimentada por pelo menos três  fontes diferentes de energia e isso deveria garantir o abastecimento sem interrupção e com qualidade mesmo diante de fatos como o registrado aqui.  
Ocorre que não se sabe por quais razões, ao invés de manter no sistema a UHE Rondon II que gera 73,5 MW de energia, a Eletrobras fez opção pela Eletroprimavera que gera apenas 18 MW. As 15:00 de hoje, a carga dos três municípios juntos chegou a 21MW, 3MW a mais que a capacidade de geração da Eletroprimavera. Para suprir esta diferença foi importado cerca de  3MW de Cacoal por meio de uma rede em 34,5KV que fica a cerca de 40 quilômetros de Pimenta Bueno.  
A grande questão é,  por que a Eletrobras optou por manter no sistema  a Eletroprimavera ao invés da Rondon II? A Rondon II como já foi dito, gera quatro vezes mais energia que a Eletroprimavera e três vezes mais do que  a carga dos três municípios penalizados. A opção pela a Eletroprimavera foi técnica ou política?

Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

Antonio Cardoso em Pimenta Bueno

EU ASSISTI O SHOW DE ANTONIO CARDOSO EM PIMENTA BUENO O show aconteceu no salão de festas da Comunidade Nossa Senhora de Fátima no último sábado     e foi um dos melhores que já participei ali.   Fiz um pequeno resumo que antes de ouvir, pensei em não compartilhar. É que a qualidade de gravações feitas com aparelhos celulares costuma não reproduzir com fidelidade o que a gente ouve durante o show ao vivo; mas a qualidade do espetáculo foi tão alta que até a gravação que fiz ficou legal. Antônio Cardoso está celebrando 40 anos de vida missionaria no disco e resolveu presentear seus fãs com uma turnê por várias cidades do Brasil e incluiu Rondônia no seu roteiro. Desta vez, além de trazer consigo 40 anos de experiência e boas composições, Cardoso trouxe ainda a sua própria aparelhagem de som e iluminação e um técnico que o acompanha em suas apresentações. O cantor, musico e pregador Antonio Cardoso contou histórias, deus conselhos, fez homenagens, cantou musicas de seus disc