Pular para o conteúdo principal

Falta de energia em Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera precisa ser melhor explicado


Desde as 20 horas da ultima terça feira, 18 de março de 2014, as populações de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia convive com o vai e vem da energia.  A Subestação da Eletrobras em Pimenta Bueno é alimentada por três fontes de energia, Eletroprimavera com capacidade de 18MW, UHE Rondon II, 73,5 MW e Sistema Interligado Nacional  que em Pimenta Bueno conta com uma subestação e disponibilidade de  cerca de 100MW disponíveis em seu barramento.
A interligação entre a Subestação da Eletronorte e a Subestação da  Eletrobras Distribuição Rondônia em Pimenta Bueno foi interrompida entre as 20:00 da  última terça e 20:30 desta quinta feira devido ao rompimento de um cabo  da Linha de Transmissão em tensão 138 kV que interliga as duas subestações . Mas a falta de energia não poderia ter sido evitada?
 Teoricamente, a  falta de conexão com o sistema interligado nacional não deveria ter submetido as populações de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia   à falta de energia e as constantes quedas de sistemas que ocorreram durante quase todo o dia de ontem e hoje. Como já foi dito, a subestação de Pimenta Bueno  é alimentada por pelo menos três  fontes diferentes de energia e isso deveria garantir o abastecimento sem interrupção e com qualidade mesmo diante de fatos como o registrado aqui.  
Ocorre que não se sabe por quais razões, ao invés de manter no sistema a UHE Rondon II que gera 73,5 MW de energia, a Eletrobras fez opção pela Eletroprimavera que gera apenas 18 MW. As 15:00 de hoje, a carga dos três municípios juntos chegou a 21MW, 3MW a mais que a capacidade de geração da Eletroprimavera. Para suprir esta diferença foi importado cerca de  3MW de Cacoal por meio de uma rede em 34,5KV que fica a cerca de 40 quilômetros de Pimenta Bueno.  
A grande questão é,  por que a Eletrobras optou por manter no sistema  a Eletroprimavera ao invés da Rondon II? A Rondon II como já foi dito, gera quatro vezes mais energia que a Eletroprimavera e três vezes mais do que  a carga dos três municípios penalizados. A opção pela a Eletroprimavera foi técnica ou política?

Postagens mais visitadas deste blog

Paciente chama a policia para acordar médica no Hospital Ana Neta

O programa Rondônia Repórter, comandado pelo apresentador Moacir de Moura da Rádio Rondônia AM, noticiou hoje pela manhã que um morador deste município, Sr. Sergio de Oliveira,  procurou o Hospital Ana Neta na madrugada desta 3ª feira para socorrer sua esposa Silvana, com fortes dores abdominais. Ao chegarem ao hospital, realizaram todos os procedimentos como de costume, mas a médica não apareceu. Segundo o apresentador Moacir de Moura, após um longo período de espera e com a esposa se contorcendo de dor, Sergio foi até os servidores da recepção indagar sobre a demora no atendimento, uma vez, que apenas ele e sua esposa se encontravam nas dependências do hospital, não havia mais nenhum paciente sendo atendido ou aguardando atendimento. Nesse momento foram informados que a médica estava se repousando e já havia sido chamada várias vezes sem que dispusesse a se levantar e realizar o atendimento. Foi nesse momento que o Senhor Sergio de Oliveira decidiu-se por acionar a polic...

REFORMAR E EQUIPAR O CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE

A partir desta edição vamos reproduzir as promessas do então candidato Jean Mendonça e acompanhar a sua realização. Esta primeira reportagem foi realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade onde Jean Mendonça fez a seguinte promessa: Este é o Centro da 3ª idade após um ano de Administração "Estamos aqui no centro de convivência da terceira idade. Centro este, esquecido e abandonado já algum tempo, mas na nossa administração vamos priorizar e cuidar desse espaço com cuidado e carinho, por que sabemos da importância que tem esse espaço para você jovem da terceira idade. Vamos proporcionar um lugar mais agradável  e mais gostoso de se viver. Vamos aqui colocar um muro para que você possa se sentir mais seguro. Vamos trazer aqui: ·          uma academia da terceira idade, ·          uma pista de caminhada ·          uma piscina para que você po...

Falta de investimento em saneamento básico vira inquerito civil público em Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar a omissão do município de Pimenta Bueno em oferecer serviço de saneamento básico, redes de esgoto e pluviais aos moradores da  cidade . A Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro instaurou o procedimento por ser notório que a falta de redes pluvial e de esgoto no município tem causado transtornos à população, além de ser uma situação que gera risco à saúde pública. A Promotoria solicitou que o prefeito informe, no prazo de 10 dias, sobre a existência do plano de saneamento básico, na forma que estabelece a Legislação. Caso a confecção de tal plano já tenha se iniciado, mas não sido concluída, que seja informado o prazo para tal.