Pular para o conteúdo principal

Vereadores dizem que a CAERD está um caos, de quem é a culpa?


Até 1968 os serviços de Água e Energia de Rondônia pertencia ao antigo  SAALFT – Serviço de Abastecimento de Água, Força e Luz  do Antigo Território Federal de Rondônia. Em 1968 o serviço de água e luz foi desmembrado e por meio da Lei 5.523 de 04 de novembro de 1968 foi criada a CERON Centrais Elétricas de Rondônia. A CERON foi instalada em 1º de dezembro de 1969. A CAERD foi criada através da Lei Nº 490, de 04 de março de 1969, sancionada pelo Presidente Costa e Silva e instalada em 11 de setembro de 1969, quatro meses antes da CERON.

Na Sessão Plenária da Câmara Municipal da ultima segunda feira, dia 28/04/2014, vereadores do PMDB, PP e DEM mandaram um importante recado ao Governador Confúcio Moura do PMDB e aos seus antecessores, eles preferem a CAERD nas mãos de qualquer empresa privada de qualquer lugar do país  à vê-la sobre a responsabilidade de qualquer um desses governantes.

Os vereadores fizeram duras criticas a herança deixada na empresas por parte dos governadores Valdir Raupp, José de Abreu Bianco, Ivo Cassol e Confúcio Moura.  Ao negar a possibilidade de assinatura do contrato de gestão envolvendo o Município de Pimenta Bueno e o Governo de Rondônia por meio da CAERD, os vereadores deicharam claro que não acreditam na forma de governar desses senhores.  

Os vereadores aproveitaram ainda para criticar duramente a qualidade do serviço, a falta de investimento e os valores das tarifas praticadas pela estatal. E não da para tirar as razões dos vereadores em certos pontos.

A CAERD esteve sobre a gestão do Ex-Governador Valdir Raupp de Matos que governou o estado entre 1995 e 1999. Durante seu governo Raupp liquidou o BERON, Banco do Estado de Rondônia, entregou a CERON para o projeto de privatização de Fernando Henrique Cardoso e praticamente abandonou a CAERD. Não dava para esperar outra coisa da empresa a não ser o desgaste que ela vem sofrendo com ataques dos próprios partidários de Raupp.

A CAERD passou ainda quatro anos sobre a responsabilidade de José de Abreu Bianco do DEM, entre 1999 e 2003. Nesse período Bianco que pertence ao mesmo partido do Vereador Ananias de Pimenta Bueno, chegou a aceitar uma modelo de gestão compartilhada, da qual participava membros do governo e  pessoas indicadas pelos empregados. Foi um período difícil, os empregados chegaram abrir mão de horas extras, reajustes salariais e outros benefícios para tentar salvar a empresa.

A partir de janeiro de 2004 e até 31 de dezembro de 2010, a CAERD esteve sobre responsabilidade do Ex-Governador Ivo Cassol do PP, do mesmo partido da vereadora Dona Rosa, hoje uma das grandes críticas do modelo de gestão em curso na estatal. Dona Rosa foi uma das únicas vozes do grupo de situação a justificar o voto favorável a convocação de uma Audiência Publica para discutir os destinos da concessão em Pimenta Bueno. Dona Rosa votou com os vereadores Elias e Bozo do PSB e Irineu do PT a favor do requerimento. Dona Rosa disse querer fazer varias perguntas a respeito dos serviços fornecidos pela empresa e a situação caótica que segundo ela, a empresa passa na atualidade. Pena que boa parte dos responsáveis por tais situações possivelmente não se fizesse presente numa possível Audiência. Alguns desses responsáveis já são ex governadores e estão atualmente exercendo atividades no Senado e Câmara Federal.

Todavia, o mais retalhado na minha concepção é o atual Governador Confúcio Moura a quem o PT e parte do PSB de Pimenta Bueno pretendiam dar um voto de confiança na condução dos destinos na CAERD.  A ideia está sendo rechaçada pelos vereadores do PMDB, PP e DEM que não acreditam na forma como seus governantes tratam a coisa publica. E como já disse, eles não deixam de ter razão.

Raupp transformou Rondônia num verdadeiro caos econômico, politico e social durante sue malfadado governo. Não foi diferente na gestão de seu Ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, Augusto Plaça que passou 08 anos iniciando obras no município de Pimenta Bueno, obras mal feitas, inacabadas e sem nenhum planejamento que até hoje não passa de elefantes brancos.

O que dizer do Governo Bianco cuja grande marca foi a demissão de 10 mil servidores públicos? Cassol aumentou o endividamento da empresa deixando mais de 150 milhões em dividas só com conta de energia não pagas a Eletrobras, que após emissão da conta ainda tinha que pagar o ICMS  adiantado. Cassol ainda sustentou um compromisso assumido com o Sindicato dos Urbanitários durante campanha eleitoral em manter a Gestão Compartilhada durante seus dois mandatos de governador e cumpriu. O mesmo não se pode dizer de Confúcio Moura do PMDB que preferiu nomear seus próprios gestores. Mas se ele não tem a confiança dos seus próprios partidários, quem somos nós para dizer o contrário.  A Presidenta Dilma destinou milhões de reais ao estado para investimento em saneamento básico e as obras não saíram do papel.

De minha parte, eu prefiro preservar a concessão pública com todos os defeitos a entregá-la a exploração da iniciativa privada que além de cobrar caro pelos serviços, certamente não investirão em expansão e modernização do sistema. 

 Se eu fosse vereador e tivesse de fato interessado em experimentar um novo modelo, daria um pulinho em Tangará da Serra onde a água foi privatizada após prisões de vereadores e secretários envolvidos no processo e em Cuiabá para saber o que mudou após a privatização. Mas eu não sou vereador e mesmo que desejasse ser, penso que não  teria votos para tal. 

Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios