Pular para o conteúdo principal

Com voto contrário de Elias Jozias, José Irineu e Bozzo, Câmara aprovou projeto que pode resultar na privatização da CAERD


Por nove votos a três, a Câmara de vereadores de Pimenta Bueno aprovou nessa segunda feira, um projeto de Lei que autoriza o Prefeito Jean Mendonça do PTB a negociar a concessão municipal dos serviços de água e esgoto de Pimenta Bueno. Esta concessão que pertence aos municípios brasileiros, em Rondônia era tocada pela Caerd, mas pode ser transferida agora para a iniciativa privada. Os desdobramentos e consequência desta decisão tomada pelos vereadores Paulo Adail, Paulo Danone, Ananias Pereira, Dona Rosa, Dona Dina, Marquinhos do Cristal, professor Fábio,  Pedro da Ciretran e  Henrique Sanches  pode ser catastrófica para o município de Pimenta Bueno.

Não dava para esperar outra posição dos vereadores que votaram pela privatização da concessão da água, boa parte dos que votaram, nem mesmo sabem das consequências de seus votos, são como boa parte dos que os elegeram. O fato é que, quem encaminhou o projeto para aprovação sabe do que se trata e do tamanho do trunfo que conseguiu com esta votação. 

O povo estava lá, era minoria, mas nem por isso deixaram de se expressar, vaiaram, gritaram palavras de ordem e deixou avisado que na próxima terá troco. É o direito sagrado do povo de se expressar contra e a favor e de participar dos processos que envolvem seus interesses.

Os vereadores e vereadoras que hoje aprovaram a mensagem que transfere para o prefeito Jean Mendonça o direito de decidir pelos 30 ou 35 anos de concessão da exploração da água em Pimenta Bueno, são os mesmos que aprovaram o aumento do IPTU que está chegando a casa da população. O reajuste de 12% aprovado pela Câmara, após correção  do valor dos terrenos e domicílios urbanos,  pode variar de 12% a 100% .
Juntando o preço do IPTU, a privatização da água, os buracos das ruas, o atraso das obras de reforma do hospital Ana Neta, a falta de dentista na rede publica, o povo já conta com uma pauta enorme para  ir  às ruas.  Os serviços públicos de odontologia não funcionam desde a posse do atual prefeito. Enquanto os profissionais desta  área recebem sem trabalhar por falta de  estrutura, os filhos dos que não podem pagar continuam sem atendimento.
Mas o que este prefeito e a maioria dos que o apoia na Câmara Municipal irão deixar de legado para o povo pimentense? Na minha humilde opinião, vão deixar uma divida social enorme com a população menos favorecida, um IPTU corrigido acima da inflação, uma cidade sem saneamento básico e com uma conta de água mais cara que combustível.

E sabe por que não se fará saneamento básico neste município? Por que enquanto os municípios da região, como  Ji Paraná, Espigão do Oeste, Cacoal e outros, estão realizando convênio com o Governo Federal e Estadual para aportarem recursos do PAC para estas obras, os donos dos buracos e valas a céu aberto  daqui,  estão discutindo para quem entregar os serviços de água e esgoto do município.

Segundo o engenheiro Fernando Falcão que acompanhou a votação da proposta de entrega na Câmara, o  projeto para  obras de drenagem e tratamento de esgoto de Pimenta Bueno, está estimado em 100 milhões de reais. A CAERD tem uma receita mensal de cerca de  500 mil. Mesmo que uma empresa privada decidisse aplicar todo o dinheiro arrecadado com as contas de água  em obras de saneamento básico,  levaria em torno de 200 meses ou 17 anos  para captar este recurso.

E qual empresário faria isso? Investir 100% do que arrecada, em obras de infraestrutura? Neste momento, a  única certeza que tenho  é que caso ocorra a privatização, vamos ter água mais cara, lucro no bolso de poucos,  serviços piores e promessas que não se cumprirão nunca. Mas o povo delegou poderes a seus representantes para decidir. Mas quem perguntou o povo se era isso que ele queria?



Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios