Pular para o conteúdo principal

O IPTU 2014 ficou muito caro, Pra Quem?

Este assunto foi debatido hoje pela manhã  em reunião provocada pelo Vereador Irineu do PT   no Plenário da Câmara Municipal de Pimenta Bueno.

 

Até hoje pela manhã, antes da reunião  na Câmara Municipal com os moradores do setor chacareiro, eu achava que o IPTU havia ficado muito caro para a população que reside nos  bairros considerados urbanos e do centro da cidade. Durante a respectiva reunião envolvendo os moradores do chamado Setor Chacareiro e ouvir seus relatos e apresentação de algumas faturas de IPTU de 17, 40 e até 50 mil reais, eu achei que o IPTU havia ficado mais caro para eles que para nós.  

Ouvindo as  explicações do Secretário de Administração, admitindo o erro na cobrança do IPTU daquele setor, que deveria ter sido cobrado como ITR  e não como IPTU,  eu cheguei a conclusão que esta conta ficou mais cara  para o prefeito e seus vereadores aliados do que para nós contribuintes.

Após ter desafiado os vereadores do grupo governista a ler as matérias encaminhadas pelo Executivo antes de votarem pela sua aprovação, de terem desafiado os vereadores a apresentar a base de calculo para justificar o reajuste de 12%, de terem pedido o impeachment do prefeito Jean Mendonça por desrespeito a Lei e aos cidadãos pimentense, Etc, e Tal, foi dito que houve uma falha na hora de processar os boletos de cobrança.  Os chacareiros segundo a Lei, deveriam pagar como ITR,  uma ( UVF) Unidade de Valor Fiscal por hectare e não o famigerado IPTU cobrado com base no valor venal do imóvel.  

Para exemplificar o erro tornado publico na reunião de hoje, um chacareiro que deveria pagar R$ 220,00 em uma chácara  de três hectares de terra,  recebeu uma cobrança de cerca de R$ 40.000,00.  

Saiu o não saiu muito caro para os políticos aliados? 

Será que ninguém detectou este erro absurdo antes desses boletos irem parar nas mãos dos contribuintes? Quantos xingamentos não poderia ter sido evitados, apenas, segurando estes boletos para sua correção? Quantos constrangimentos, ataques de nervos e de pressão alta não  teria sido evitados?

Pessoas idosas e com problemas de saúde estavam lá reclamando e protestando, representantes de entidades assistenciais, funcionários públicos e até comerciantes foram defender seus clientes de uma situação que poderia ter sido controlada apenas com um comunicado nos meios de comunicação. imagine se ao invés de todo este transtorno, a prefeitura tivesse emitido o seguinte comunicado: “Comunicamos as senhoras e senhores  proprietários de lotes e terrenos no setor chacareiro que suas faturas de IPTU ou ITR ainda não foram entregues devido a erro de processamento. Informamos que tão logo seja corrigido este problema,  os boletos serão entregues   em seus respectivos endereços com novo prazo para pagamento”.

Viu como esta situação poderia ter sido atenuada em  apenas quatro linhas?

Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios