Pular para o conteúdo principal

O IPTU 2014 ficou muito caro, Pra Quem?

Este assunto foi debatido hoje pela manhã  em reunião provocada pelo Vereador Irineu do PT   no Plenário da Câmara Municipal de Pimenta Bueno.

 

Até hoje pela manhã, antes da reunião  na Câmara Municipal com os moradores do setor chacareiro, eu achava que o IPTU havia ficado muito caro para a população que reside nos  bairros considerados urbanos e do centro da cidade. Durante a respectiva reunião envolvendo os moradores do chamado Setor Chacareiro e ouvir seus relatos e apresentação de algumas faturas de IPTU de 17, 40 e até 50 mil reais, eu achei que o IPTU havia ficado mais caro para eles que para nós.  

Ouvindo as  explicações do Secretário de Administração, admitindo o erro na cobrança do IPTU daquele setor, que deveria ter sido cobrado como ITR  e não como IPTU,  eu cheguei a conclusão que esta conta ficou mais cara  para o prefeito e seus vereadores aliados do que para nós contribuintes.

Após ter desafiado os vereadores do grupo governista a ler as matérias encaminhadas pelo Executivo antes de votarem pela sua aprovação, de terem desafiado os vereadores a apresentar a base de calculo para justificar o reajuste de 12%, de terem pedido o impeachment do prefeito Jean Mendonça por desrespeito a Lei e aos cidadãos pimentense, Etc, e Tal, foi dito que houve uma falha na hora de processar os boletos de cobrança.  Os chacareiros segundo a Lei, deveriam pagar como ITR,  uma ( UVF) Unidade de Valor Fiscal por hectare e não o famigerado IPTU cobrado com base no valor venal do imóvel.  

Para exemplificar o erro tornado publico na reunião de hoje, um chacareiro que deveria pagar R$ 220,00 em uma chácara  de três hectares de terra,  recebeu uma cobrança de cerca de R$ 40.000,00.  

Saiu o não saiu muito caro para os políticos aliados? 

Será que ninguém detectou este erro absurdo antes desses boletos irem parar nas mãos dos contribuintes? Quantos xingamentos não poderia ter sido evitados, apenas, segurando estes boletos para sua correção? Quantos constrangimentos, ataques de nervos e de pressão alta não  teria sido evitados?

Pessoas idosas e com problemas de saúde estavam lá reclamando e protestando, representantes de entidades assistenciais, funcionários públicos e até comerciantes foram defender seus clientes de uma situação que poderia ter sido controlada apenas com um comunicado nos meios de comunicação. imagine se ao invés de todo este transtorno, a prefeitura tivesse emitido o seguinte comunicado: “Comunicamos as senhoras e senhores  proprietários de lotes e terrenos no setor chacareiro que suas faturas de IPTU ou ITR ainda não foram entregues devido a erro de processamento. Informamos que tão logo seja corrigido este problema,  os boletos serão entregues   em seus respectivos endereços com novo prazo para pagamento”.

Viu como esta situação poderia ter sido atenuada em  apenas quatro linhas?

Postagens mais visitadas deste blog

Paciente chama a policia para acordar médica no Hospital Ana Neta

O programa Rondônia Repórter, comandado pelo apresentador Moacir de Moura da Rádio Rondônia AM, noticiou hoje pela manhã que um morador deste município, Sr. Sergio de Oliveira,  procurou o Hospital Ana Neta na madrugada desta 3ª feira para socorrer sua esposa Silvana, com fortes dores abdominais. Ao chegarem ao hospital, realizaram todos os procedimentos como de costume, mas a médica não apareceu. Segundo o apresentador Moacir de Moura, após um longo período de espera e com a esposa se contorcendo de dor, Sergio foi até os servidores da recepção indagar sobre a demora no atendimento, uma vez, que apenas ele e sua esposa se encontravam nas dependências do hospital, não havia mais nenhum paciente sendo atendido ou aguardando atendimento. Nesse momento foram informados que a médica estava se repousando e já havia sido chamada várias vezes sem que dispusesse a se levantar e realizar o atendimento. Foi nesse momento que o Senhor Sergio de Oliveira decidiu-se por acionar a polic...

REFORMAR E EQUIPAR O CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE

A partir desta edição vamos reproduzir as promessas do então candidato Jean Mendonça e acompanhar a sua realização. Esta primeira reportagem foi realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade onde Jean Mendonça fez a seguinte promessa: Este é o Centro da 3ª idade após um ano de Administração "Estamos aqui no centro de convivência da terceira idade. Centro este, esquecido e abandonado já algum tempo, mas na nossa administração vamos priorizar e cuidar desse espaço com cuidado e carinho, por que sabemos da importância que tem esse espaço para você jovem da terceira idade. Vamos proporcionar um lugar mais agradável  e mais gostoso de se viver. Vamos aqui colocar um muro para que você possa se sentir mais seguro. Vamos trazer aqui: ·          uma academia da terceira idade, ·          uma pista de caminhada ·          uma piscina para que você po...

Falta de investimento em saneamento básico vira inquerito civil público em Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar a omissão do município de Pimenta Bueno em oferecer serviço de saneamento básico, redes de esgoto e pluviais aos moradores da  cidade . A Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro instaurou o procedimento por ser notório que a falta de redes pluvial e de esgoto no município tem causado transtornos à população, além de ser uma situação que gera risco à saúde pública. A Promotoria solicitou que o prefeito informe, no prazo de 10 dias, sobre a existência do plano de saneamento básico, na forma que estabelece a Legislação. Caso a confecção de tal plano já tenha se iniciado, mas não sido concluída, que seja informado o prazo para tal.