Pular para o conteúdo principal

Seu IPTU subiu 12%?

Não estou aqui para reclamar do meu IPTU. No meu caso, o IPTU de 2014 aumentou apenas  57%  em relação ao mesmo IPTU de 2013. Mas, os benefícios que recebi em termos de melhorias foram muito maiores que os cinquenta  e sete por cento que recebi de reajuste no meu imposto.


Se tivesse considerado o reajuste de 12%  aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, este IPTU de 362,30 pago em 2013, teria subido para 405,78 em 2014. Mas como se percebe, ele subiu para 569,01.  O percentual de reajuste foi de 57,05% e não 12% como aprovado pelos vereadores.
Mas este valor é exorbitante? Nesse caso especifico não. Se pegarmos este valor e dividirmos por 12 meses, daria em torno de 47,42 mês. Acho justo pagar pelos serviços públicos que recebemos, ainda mais quando a coleta de lixo está em dia, como  é o nosso caso. Ou alguém tem alguma coisa a reclamar?

O que se discute aqui, não é o valor deste IPTU em especial, mas o valor cobrado de alguns moradores, cujos reajustes passam de 200%. Estamos criticando ainda, a forma encontrada pelo município para distorcer uma lei debatida e aprovada democraticamente pela Câmara Municipal, com o voto contrário de pelo menos quatro, dos 13 vereadores e vereadoras desta legislatura.

Hoje  tem reunião na Câmara a partir das 9:00  com o setor chacareiro, para discutir a cobrança de IPTU nesse setor. Segundo informou ontem o Vereador Irineu do PT, autor de um requerimento para adiar o prazo de vencimento do IPTU que termina hoje, e para a realização desta reunião como os chacareiros, o valor de alguns IPTU em algumas das chácaras do bairro Bela Vista,  chega a 11 mil reais. Algumas propriedades naquele setor foram avaliadas em 180 mil reais. Pelos menos de uma coisa ninguém vai poder reclamar dessa Administração, foi durante esta gestão que os "imóveis mais se valorizaram" em Pimenta Bueno. 

Como tudo que aqui se faz, aqui se paga, a valorização dos imóveis também tem seus efeitos colaterais e este é um deles. O que se espera, é que se corrija as distorções e que todos paguem pelos serviços públicos prestados  de forma justa. O meu já está pago e em que pese ter aumentado 57%, não vou atrás de pedir reparação. Acho que tem casos mais urgentes que o meu que precisa ser corrigido e tem aqueles que também precisam honrar com seus compromissos para depois cobrar dos agentes públicos. Se sabemos reclamar da  qualidade dos serviços que nos  oferecem, temos que saber honrar com  compromissos que a lei nos impõe. Tem muita gente que reclama e que não tem direito de reclamar de nada. São os que não cumprem com suas obrigações como cidadãos e cidadãs de bem.

Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

Deputada Tabata Amaral dá aula ao ministro da Educação

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios