Pular para o conteúdo principal

Marcha das Margaridas encerra Grito da Terra, com conquistas importantes e algumas dificuldades com o Estado

Por Rapahel Costa

Na manhã de ontem (21) foi um dos pontos altos da grande mobilização da agricultura familiar de Rondônia, que reuniu milhares de agricultores e agricultoras dos 52 municípios do Estado, nestes dias 19, 20 e 21, que foi uma caminhada, denominada de Marcha das Margaridas, que teve início às 7h30 saindo do INCRA, seguiu pelas Avenidas Imigrantes, Farquar, 7 Setembro e José de Alencar, até o Palácio Getúlio Vargas. No local houve uma grande concentração, um ato público e uma rodada de negociação final da pauta de reivindicação com o vice-governador Daniel Pereira e secretários estaduais.
Durante a negociação, a comissão do Grito da Terra reclamou das dificuldades encontradas nas negociações com as várias secretarias do governo do Estado, sendo que algumas avançaram pouco no atendimento das principais reivindicações. Registra-se que a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) que sequer atendeu à Comissão de Negociação. Também a Secretaria de Educação (SEDUC) não deu importância à negociação, pois a titular da pasta recebeu a comissão de negociação por menos de uma hora e nenhum das reivindicações pode ser negociada. Durante a Marcha das Margaridas, foi realizado um protesto em frente da SEDUC, que permaneceu fechada por cerca de uma hora, quando só foi permitida a saída de quem estava no prédio.
A negociação final com o vice governador e secretários não alcançou as expectativas. Para a comissão de negociação, foi uma decepção. Uma pauta extensa com mais de 125 pontos reivindicando e propondo políticas estruturantes para o fortalecimento da agricultura familiar, meio ambiente, educação do campo, assistência técnica, saúde, segurança pública, entre outros, foi desrespeitosamente discutida por parte do governo. O governo se recusou a atender pontos importantes, como a liberação do subsídio de R$ 5 mil do Programa Nacional de Habitação Rural e a criação das Secretarias da Mulher e da Agricultura Familiar, a não implantação do ensino a distancia nas escolas do campo, alegando dificuldades orçamentárias.
Como conquista da mobilização estadual, junto ao governo do estado, destaque apenas para a inclusão do nome do cônjuge na ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron. Esta é uma reivindicação apresentada desde o primeiro mandato do governador Confúcio Moura, mas que somente neste ano foi atendida, após projeto de lei do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), estabelecendo a alteração na Lei nº 3.306/2013 que passa a permitir os nomes, quer do (a) cônjuge, quer do (a) companheiro (a), para que a titularidade na ficha seja exercida pelos dois, deixando de haver apenas um titular.
De acordo com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, a avaliação do Movimento Sindical Rural, representado pela Fetagro e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em relação ao governo do Estado, é que os trabalhadores rurais não foram devidamente valorizados, que as pautas mais importantes não foram respondidas, mas que o dialogo permanece, demonstrando a necessidade de manter os trabalhadores mobilizados. “A luta continua e a agricultura familiar precisa ser respeitada e valorizada”.
Conquistas
Entre as conquistas com órgãos federativos, os trabalhadores rurais destacam as alcançadas com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Eletrobras.

Como resultado das negociações com a Caixa, sobre as demandas de habitação rural, os trabalhadores rurais conseguiram a confirmação de contratação imediata de 214 unidades habitacionais e mais 194 em assentamentos. Foi acordado também que a superintendência intermediará junto ao MDA para a inclusão de 44 unidades de beneficiários de assentamento do Crédito Fundiário.
Com o banco do Brasil foi garantidaa retomada da liberação do Pronaf das linhas de investimento, e está assegurado que não haverá aumento dos juros do Pronaf. Às mulheres trabalhadoras rurais, no ato de abertura de conta, será ofertada a opção de “agricultora” no campo a ser preenchido com profissão. A superintendência se comprometeu em dar prioridade, em todas as suas agências no Estado, para a contratação do Pronaf Jovem e Pronaf Mulher em 2015 e 2016.
Com a Eletrobrás foi confirmada uma reunião com o Ministério das Minas e Energia, Anel, Eletrobrás, Contag e representante da Comissão de negociação (Fetagro e Sindicatos) para buscarem o atendimento das mais de 18 mil famílias ainda não atendidas pelo Programa Luz para Todos. A reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (27), no Ministério, em Brasília


Postagens mais visitadas deste blog

Agora não tem desculpas – 1,1 milhão em caixa, um projeto pronto e aprovado pela AGEVISA. A reforma do Hospital Ana Neta agora sai?

Estas informações foram repassadas ontem  na Sessão Ordinária da Câmara Municipal que contou com a participação do Secretário de Saúde, do Planejamento, da Promotora de Justiça Dra. Marcília Ferreira e vereadores.  Oi Pimenta – quando cheguei, a Sessão já havia começado, a mesa diretora estava completa e ainda contava com a presença do secretário João Ligeiro, do Planejamento, Dr. Sylvio Carlos de Paula, Sec. de Saúde e Dra. Marcília Ferreira, Promotora de Justiça. Após várias intervenções por parte dos vereadores e explicações da parte dos convidados, a palavra foi então repassada a representante do MP de Pimenta Bueno, Dra. Marcília Ferreira, que disse ter aceitado o convite após uma visita do Vereador Irineu em seu gabinete, relatando os objetivos da reunião e solicitando sua contribuição, objetivando nivelar as informações pertinentes ao assunto no âmbito do poder executivo, legislativo e judiciário. A  partir da fala da representante do MP, foi possível constatar q

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.

Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países. O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL? O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região. Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios

Antonio Cardoso em Pimenta Bueno

EU ASSISTI O SHOW DE ANTONIO CARDOSO EM PIMENTA BUENO O show aconteceu no salão de festas da Comunidade Nossa Senhora de Fátima no último sábado     e foi um dos melhores que já participei ali.   Fiz um pequeno resumo que antes de ouvir, pensei em não compartilhar. É que a qualidade de gravações feitas com aparelhos celulares costuma não reproduzir com fidelidade o que a gente ouve durante o show ao vivo; mas a qualidade do espetáculo foi tão alta que até a gravação que fiz ficou legal. Antônio Cardoso está celebrando 40 anos de vida missionaria no disco e resolveu presentear seus fãs com uma turnê por várias cidades do Brasil e incluiu Rondônia no seu roteiro. Desta vez, além de trazer consigo 40 anos de experiência e boas composições, Cardoso trouxe ainda a sua própria aparelhagem de som e iluminação e um técnico que o acompanha em suas apresentações. O cantor, musico e pregador Antonio Cardoso contou histórias, deus conselhos, fez homenagens, cantou musicas de seus disc