Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA LÍDER – PIMENTA BUENO VIVEU ONTEM O SEU DIA DE DAVOS.


Todos os anos no mês de janeiro, líderes mundiais, chefes das maiores empresas do mundo e algumas celebridades se reúnem em Davos, uma pequena cidade montanhosa na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Trata-se de um grupo pequeno, mas muito influente no processo de concepção e implementação de políticas públicas em diversos países.

O QUE ISSO TEM A VER COM O ENCONTRO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL?


O Centro Cultural de Pimenta Bueno na noite desta terça feira, 19 de março, também foi palco de um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico. Trata-se do PROGRAMA LÍDER, um grupo de 35 líderes (pessoas) dos mais variados seguimentos sociais, preparados pelo SEBRAE, objetivando apresentar contribuições, propostas e diretrizes para um grande programa de desenvolvimento econômico para a região.

Os 35 lideres apresentados ontem pelo SEBRAE no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, pertencem a região que eles denominaram de RIOS DE RONDON, integrada pelos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, Primavera, São Felipe do Oeste, Parecis, Alvorada, presidente Médici e Ministro Andreazza.

Após a acolhida calorosa proporcionada pelo enorme publico que lotou as dependências do Centro Cultural e discursos do Superintendente do Sebrae Rondônia, Ex-Governador Daniel Pereira e de outros representantes da entidade e lideranças políticas, os lideres se dividiram em cinco grupos para apresentar o resultado do trabalho realizado. O primeiro grupo fez uma introdução sobre o Programa Líder, a visão, missão e valores do projeto e sua concepção de desenvolvimento econômico.  Em seguida, outros quatro grupos apresentaram os quatro eixos principais escolhidos como prioridade de implantação: GOVERNANÇA, TURISMO, AGRONEGÓCIO & EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA.

O QUE DISSE O G1 SOBRE DAVOS?

Na realidade, a maioria das pessoas não está lá para as sessões, mas para incrementar sua rede de contatos. Estar em um espaço relativamente pequeno por quatro dias permite que chefes, políticos e jornalistas tenham um número alto de reuniões em um curto espaço de tempo, sem a necessidade de viagens.


O QUE ISSO TEM A VER COM O EVENTO DE ONTEM NO CENTRO CULTURAL?

O Programa Líder conseguiu reunir no mesmo espaço, representantes de todos os seguimentos e de todos os munícipios que compõe a região Rios de Rondon.  A construção de cada eixo do programa com as mais diversas visões sobre desenvolvimento econômico não deixa dúvidas sobre a grande importância da inciativa. Diga-se de passagem, que há muito tempo não se via um Fórum deste nível e com esta pauta em nossa região.

Se não tivesse acontecido mais nada, o simples fato de ter conseguido juntar, reunir e focar  tantas pessoas e tantas lideranças das mais variadas correntes ideológicas e pensamentos para    discutir o presente e apontar caminhos para o futuro, já teria sido suficiente para apostar numa grande virada  em termos de políticas públicas e desenvolvimento econômico em  nossa região.


Postagens mais visitadas deste blog

PIMENTA BUENO: QUEM PAGA MAIS?

Vi a poucos dias o prefeito Araújo falando sobre este assunto. Antes dele, eu ja havia me manifestado no mesmo grupo sobre a disparidade entre o Imposto Territorial Urbano - IPTU e o Imposto Territorial Rural - ITR. Composto basicamente de grandes áreas de fazendas, Pimenta Bueno está entre os municípios de maior extensão territorial do Estado de Rondônia, 6.240.000² , possui baixa densidade demográfica e quilômetros de estradas vicinais. No e ntanto, quem paga o maior valor em imposto territorial são os pobres das periferias urbanas da cidade. Se verificar bem, vamos encontrar terrenos em qualquer bairro distante do centro da cidade, pagando uma taxa de IPTU maior que o ITR de uma grande fazenda de gado. O município possui mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais que em sua maioria, fica sem manutenção durante o ano. Em 2018 a prefeitura arrecadou pouco mais de 339 mil reais com o Imposto Territorial Rural, dinheiro insuficiente para bancar a manutenção das estradas.

Falta de investimento em saneamento básico vira inquerito civil público em Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar a omissão do município de Pimenta Bueno em oferecer serviço de saneamento básico, redes de esgoto e pluviais aos moradores da  cidade . A Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro instaurou o procedimento por ser notório que a falta de redes pluvial e de esgoto no município tem causado transtornos à população, além de ser uma situação que gera risco à saúde pública. A Promotoria solicitou que o prefeito informe, no prazo de 10 dias, sobre a existência do plano de saneamento básico, na forma que estabelece a Legislação. Caso a confecção de tal plano já tenha se iniciado, mas não sido concluída, que seja informado o prazo para tal.

O João saiu e agora?

Estava na fila do banco quando um amigo, não por acaso, avaliava o desempenho da gestão Jean Mendonça. De repente estávamos falando de quem? De João Ligeiro, (até na ultima segunda feira), um dos principais nomes   da equipe do prefeito Jean Mendonça. Foi desse interlocutor   a seguinte observação, “ o João é tão ligeiro que quando você está lhe cumprimentando, ele já está se despedindo”. Parece que ele estava adivinhando, realmente o João Ligeiro estava se despedindo. No inicio desta semana ele deixou a Secretaria Municipal de Planejamento, aonde por algum momento, alguns chegaram a acreditar que ele ditaria o ritmo da Administração. Pra quem tinha pressa, Ligeiro seria uma boa opção, alguém desconfiou que ele poderia fazer tudo e o quanto antes possível. Com a maquina administrativa paralisada e pressão de todos os lados, o mandato terminou para o João antes do tempo previsto. Por que ele saiu? Uns dizem que foi por vontade própria, outros, por pressão dos aliados e ainda tem o